terça-feira, 28 de julho de 2009

50º Aniversário da BA5 - Parte I - Spotters Day

A 22 deste mês realizou-se o tão esperado e falado spotters day, inserido nas comemorações do 50º Aniversário da Base Aérea de Monte Real.

Muito se falou e escreveu, sobretudo pelo valor da inscrição. Penso que todos já perceberam a qualidade do evento e hoje é consensual que foi um excelente evento, totalmente pensado nos spotters e na obtenção de boas fotografias!
Os spotters nacionais e alguns estrangeiros aderiram em força.

Um grande programa e um dia magnífico, apenas com o tempo algo adverso para a fotografia, mas aí, S. Pedro é quem manda!

Do programa constava a presença de aeronaves estrangeiras e nacionais, assim como a grande surpresa do dia, o "Voo do Sabre", um F-16 OCU (15115) com uma pintura alusiva aos 50 anos da BA5.

A todos os envolvidos na realização deste fantástico dia o meu muito obrigado e um bem-hajam ...

Ficam algumas fotos deste grande dia,



Os Asas de Portugal marcaram presença, como não podia deixar de ser! Mas infelizmente não realizaram a sua exibição, devido às más condições atmosféricas.



Por vezes, quando muda o piloto de uma determinada equipa de demonstração é normal que a mesma melhore ou pior um pouco. O que conta são as "mãozinhas" do piloto, mais que a máquina que comanda, mas julgo que todos somos de opinião qua a demonstração do nosso Lynx da EHM, ao longo destes anos é sempre soberba! Nunca assisti a uma que tenha sido mais fraquita. Penso que já merecia ter um nome... fica a ideia!


Ao final da tarde e com o tempo a piorar cada vez mais, chegou o tão esperado momento...

"O Voo do Sabre"!!!!

Descolou e fez a sua apresenção ao púbico na BA5 , em formação com os 2 Alpha Jet dos Asas de Portugal. Parabéns ao autor da pintura, Miguel Garrana e a todos os militares que contribuiram com dezenas de horas para a realização desta e ... é nosso o F-16 mais bonito do mundo!!!




Presenças estrangeiras:
1 A-7 E e TA-7 C - Força Aérea Grega;

2 F-16 AM Falcon - Força Aérea Belga;

2 F/A-18 B Hornet - Força Aérea Espanhola;
1 E-3 - Royal Air Force (uma passagem).





Nestes últimos 2 anos a relação entre spotters e Força Aérea e suas Esquadras / Unidades tem vindo a crescer e a ficar cada vez mais sólida.
Estamos a ficar equiparados a alguns países, quer na relação, quer na qualidade dos eventos, como por exemplo Reino Unido, Holanda e Bélgica.
Este spotters day atingiu um patamar de qualidade por excelência e fica seguramente para a história...

Sem comentários: